segunda-feira, 11 de abril de 2011

COMO SER UM ESCRITOR PARTE 1

Fiquei pensando sobre como começar esse guia, sendo que eu estou começando esse caminho também, vou começar do básico, estrutura do enredo.

o enredo é uma sequência de eventos que vão ocorrendo na história do começo ao fim, variadas situações, tudo que os personagens fazem, pensam ou até sonham para mostrar ao leitor o mundo da história que está lendo e lhe fazer ter um tipo de sentimento pela história, um livro de terror assusta, um de romance emociona e por ai vai.

Os quatro componentes de um enredo, são:

-A apresentação: É a parte da redação na qual são expostas algumas personagens e apresentadas algumas situações do enredo, para mostrar ao leitor o local onde se passa a história, o tempo em que ocorre e o que os personagens fazem neste local.

(Em uma vila antiga, um jovem pobre e uma princesa se conhecem)
-Pré-Clímax: o desenrolar da história, os acontecimentos entre os personagens, suas ações, os levando para o clímax.

(o jovem e a princesa se tornam amigos, um dragão invade o castelo e a seqüestra, o jovem parte para salva-la)
-Clímax: Este é o ponto alto do texto, no qual a ação atinge seu ponto mais crítico, momento em que há maior tensão, fazendo que a história tome um desfecho inevitável.

(o jovem luta com o dragão, matando-o e levando a princesa de volta para a vila)
-Desfecho: É a parte em que é apresentada a solução do conflito que foi criado no Pré-Clímax e desenrolada no Clímax pelos personagens, terminando a história.

(os dois são recebidos pelos camponeses e pelo rei que torna o jovem um cavaleiro, ele se casa com a princesa e vivem felizes para sempre (ou melhor até terem filhos e depois a princesa descobrir que o jovem tem uma amante). )

Parece algo simples e na verdade é mesmo, você pode ver milhares de filmes com um enredo básico e serem verdadeiros sucessos, cada ponto do enredo tem que ser bem explorado, cada parte possui sua importância, se a apresentação não for interessante o leitor vai parar por ali e ler outra coisa, se o pré-climax, que geralmente é a parte mais longa do enredo, não for construtivo e não ligar bem as tramas com os personagens o leitor vai achar um saco, o clímax então tem que ser envolvente, forte e dramático, é a alma do livro, é o motivo da pessoa estar lendo tudo aquilo, como contrário será uma história meia-boca, e se o desfecho não for agradável o leitor vai te xingar muito no twitter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário